Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
postado por Hellz. em 20 março 2015

Você pensa?


Ontem entrei de supetão numa conversa. Coincidentemente (ou por obra do destino) a temática trazia algo que eu mesma reflito quando sozinha:


Somos a geração que menos pensa!

Apesar de sermos quem mais tem acesso à informação (através das mil opções que a tecnologia dá e tudo mais), somos os menos opinativos, cheios, questionadores. Temos armas potentes e ninguém que saiba apertar o gatilho, entende? (Sem alusão à violência, juro HAHAHAHAH).

O mundo não tem barreiras geográficas hoje em dia. Tudo é acessível, tudo se consegue, está tudo às nossas mãos. Mas dai surgem umas benditas amarras emocionais, uma preguiça de pensar imeeeensa, um tédio de sair do canto. Já percebeu que as vezes as suas opiniões não são realmente SUAS? 

O que quero dizer é: A maioria das pessoas pula etapas por preguiça de pensar. Não sei como funciona pra vocês, mas eu prefiro não omitir opinião até chegar ao meu próprio estágio de construção. O que observo por aí são robôs pré-programados que recebem um script do que devem achar sobre tema X ou Y (Programar pensamento: Onde já se viu isso, Braséél?). Logo, te pergunto: A sua opinião sobre temas polêmicos (ou até aqueles que não causam nem tanto zumzumzum assim), elas são suas? Você construiu? Ou apenas aceitou o que te foi incultivo pela sua avó, pais, sites de fofoca, televisão, vizinha intrometida, mãe da sua amiga? A sua opinião é SUA ou nada mais é do que aquilo que te foi entregue de bandeija e você engoliu sem nenhum questionamento, mesmo que o gosto não agradasse?

Somos a geração que mais pode dizer sim ao que quer, não ao que não quer. Podemos ser o que quiser, pensar o que quiser, falar o que quiser, ir onde quiser. Temos liberdade de expressão, liberdade de ser quem somos e de mudar se não nos agrada. Mas e aí, você faz isso? Ou você se acomoda ao que lhe é dito e se acostumou ao "não, senhor", "sim, senhor"?

Eu posso estar soando chata pra caralho, mas é isso que eu quero hoje. Eu quero ser chata, quero te importunar, quero te provocar a pensar sobre esse monte de besteira que tô dizendo ou sobre qualquer outra coisa. Quero que seus valores sejam seus, sua vida seja sua, suas escolhas reflitam quem é e onde quer chegar. Lembre-se que as consequências das do caminho que decide seguir serão sempre acarretadas por você, mesmo que a escolha tenha sido determinada por outra pessoa. Então porque pagar pelo pecado dos outros? Paguemos pelos nossos! Ao menos podemos dizer que metemos a cara e que não deu certo... ou que deu e foi ótimo, mas tudo por SEU mérito pensante.

Tenho medo que a teoria de Lamarck* esteja certa e que o cérebro entre em desuso.

*Na teoria de Lamarck, os seres evoluíram biologicamente através de características adquiridas. Ou seja, as girafas teriam pescoços pequenos no início de tudo e o mesmo foi se alongando de acordo com a necessidade natural enfrentada. O mesmo serviria pra um membro sem utilidade, que ia se perdendo através de gerações e, assim, deixando de existir por completo. Sacou a piadinha acima? Desculpa a aulinha de biologia, mas enfim HAHAHAH



59 comentários:

  1. tbm acho que a informação ficou tao rapida e tao banalizada que nosso senso critico praticamente sumiu

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  2. Concordo em tudo.. as pessoas estão com preguiça de tudo mesmo!! Muito bom texto.
    Bjos,
    http://blogdmulheres.blogspot.com.br/2015/03/lingerie.html

    ResponderExcluir
  3. Concordo com você, percebe-se isso em um colégio, tenta ir lá e colocar uma questão pra ver o que eles vão falar ou fazer.
    Tem aluno que pesquisa no google no meio da aula.. Aiai..
    Época boa era a minha na escola, que dividíamos grupos para debater, um defendia e o outro era contra.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  4. Olha analisando por esse lado realmente temos uma arma na mão "Também sem alusão a violência" kkkk e temos preguiça de entrar em ação, temos muito mais informação hoje que nos tempos de minha avó rsrs
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii!

    Concordo quando diz que não gostamos de pensar, de decidir, responder. Procuramos por algo fácil, que nos seja entregue sem maiores dificuldades.

    beijos

    http://mundo-restrito.blogspot.com.br
    @rs_juliete

    ResponderExcluir
  6. Concordo plenamente!!

    Adorei o seu blog e já estou a seguir :)

    beijos,
    Daniela RC
    Blog: Doce Sonhadora

    ResponderExcluir
  7. Oi Hellz!!!

    Gosto de provocações!!
    Você sabe que eu sou uma geraçãozinha mais velha e não quero me achar melhor que ninguém, mas o que eu vejo é que como faço parte da geração da adaptação, minha geração se vira muito bem, com ou sem novas tecnologias, diferente da nova geração, a mulecadinha de 10 anos tem iphone! E acho que isso encaixa totalmente na sua questão, de que a galera tem se "alimentado" com muitas informações, mas não sabe o que fazer com elas, ou só engole ou ouve e repete ou pior, vive de sim senhor por preguiça! Não sei!
    Tenho que concordar com você, falta apertar o gatilho!!
    Adorei esse post!!! Esse tipo de post me anima!! Ainda há esperança!!! hauahauhauahua

    Bjinhos
    JuJu
    As Besteiras Que Me Contam

    ResponderExcluir
  8. Olá menina Hellz, sabes da admiraçãoque tenho por ti, teus escritos, tua OPINIÃO,por isso hoje, após ler e me deliciar com este post, e como tou acima dos 40 me excluo deste quetionamento "chato" do post de hoje. O que tenho a dizer ? Perfeito, quem puder que aproveitre e pense,pense com asua prórpia cabeça.
    ps. Carinho respeito ebrtaço.
    ps2 Subiu mais uns 10 andares no meu conceito, que sempre foi alto, tomara que as pessoas que te leem não se ofendam, mas pensem com suas cabeças...tou com saudade, passa lá para dar um oi, já fico feliz.

    ResponderExcluir
  9. Olha, preciso discordar. Acho que a nossa geração faz juz a toda a informação a que temos acesso. Estamos mudando o mundo. É claro que muita gente não pensa, principalmente no nosso país, mas sempre houveram os idiotas- o único problema é que com as redes sociais eles aparecem mais. A hipocrisia e estupidez estão mais visiveis do que nunca, e naturalmente pessoas de opinião como eu e você estão ficando incomodadas com isso.

    "Tenho medo que a teoria de Lamarck esteja certo e que o cérebro entre em desuso." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk adorei!

    ResponderExcluir
  10. Olá,
    Acredito que nossa geração pense sim, porém de uma forma mais complexa e nunca apenas focando em um assunto ou coisa em específico. Talvez seja um erro ou um grande acerto, mas tenho orgulho de ter nascido nessa geração.
    E convenhamos, toda geração sejam as que passarem e as que não passarem terão e tiveram suas qualidades e falhas. Isso faz parte do ser humano.
    Gostei muito do seu texto, mesmo discordando em algumas partes com eles, mas adoro poder entender e saber o ponto de vista de outras pessoas.
    Até mais, um bom final de semana.
    http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Eu discordo
    acho que hj temos muita informaçao e usamos bem ela!
    Beijos Jéssica R. Coelho

    ResponderExcluir
  12. Beautiful, great post :) I always like what you teach us. Happy Saturday.

    ResponderExcluir
  13. Eu acho que o problema não é a falta de senso crítico, mas a falta de agir de acordo com os discursos. Pois somos muito acomodados.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  14. Estamos num mundo muito mudado e concordo com o que disse!
    Eu não concordo com muitas coisas mas não sou daquelas que fica debatendo sabe? Guardo para mim o que penso !

    www.chaeamor.com

    ResponderExcluir
  15. Concordo com que você disse, acho engraçado que ninguém realmente quer saber da verdade, a maioria das pessoas simplesmente vai lá e compartilha algo x sem saber de nada. Falta vontade em aprender, isso sim.

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  16. Não sei se concordo. Por exemplo, uma criança hoje em da que tem acesso aos novos meios de comunicação vai ter um desenvolvimento psiquico e sensorial maior que a que não possui. A tecnologia é evolutiva.. Dá pra entrar em vários ambitos aqui, mas eu escreveria por horaass... rsrs Desculpe, amiga!


    Curta:
    https://www.facebook.com/BLOGAngelP?fref=ts

    Insta:
    @angelpoubel

    Big Kiss ;*
    www.angelpoubel.com

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você, o povo parou de pensar e já nem lembra mais como se usa o cérebro, infelizmente isso é a realidade e ai ai da geração futura, pelo menos essa é a minha opinião.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Otimo post!
    Concordo com vc.
    A cada dia pensamos menos, e mais facil usar a calculadora do que chegar a uma conclusao, e mais facil se nao soubermos sobre o assunto ou onde vamos ir buscar no google ou ate mesmo qdo digitamos algum text msg ja digitar a palavra correta pra nos enfim com isso e outras usamos menos o nosso cerebro.
    Bjus

    ResponderExcluir
  19. Adoro quando encontro posts discursivos <3 Me lembrou uma aula de filosofia, sobre a alienação de indivíduos, desde a revolução industrial. É algo que se reflete nas nossas metodologias de ensino e repercute em toda a sociedade. Uma massa de replicadores de técnicas e opiniões. Publique uma informação falsa no facebook e ela será compartilhada por centenas de pessoas que não se preocuparam em checar a fonte - ainda que esteja ao alcance de um clique.

    Imagino que a tal conversa tenha se estendido por longas horas e que bom que as pessoas do seu círculo social se preocupam com esse tipo de assunto! Certamente o seu cérebro não entrará em desuso (:

    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  20. Hellz!
    Chegou sua cartinha e já estou procurando o papel certo para enviar a sua - você vai ver quando chegar na sua casinha a ótima surpresa que terá!
    Obrigada viu <3
    aaah, e aliás,
    eu sempre prefiro ter uma bagagem do assunto pra poder falar sobre alguma coisa também, porque quando é coisa que eu não entendo posso sair falando besteira, mas eu acredito que muitas vezes a gente tem preguiça de pensar, de verdade, não "a gente" mas as pessoas no geral, vejo todo dia isso no ônibus, a gente escutada cada coisa que SÓ POR DEUS viu
    E que assunto bom para discutir, Hellz!
    tem um , o sensacionalista, que uma epoca, ate jornal pensou que era verdade, sendo que era mentira, ñ sei se chegou a ver? :o
    Um beijo!
    Pâm - wwww.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  21. Isso me fez lembrar daquela campanha lançada nas redes sociais "#aletradaspessoas". Mas a verdade é que não é só a letra que não se conhece mais, a opinião também virou raridade, poucos sabem manifestar o que pensam, preferem algo pronto da internet e acabou. bjs

    ResponderExcluir
  22. Eu super concordo com o que você diz.
    As pessoas hoje em dia estão cegas demais, em alguns pontos, no ano passado expressei minha opinião em relação a politica e me arrependi profundamente ao ver como algumas pessoas se permitem ter uma lavagem cerebral e não saber expressar aquilo que realmente pensa. Não ligo da pessoa ter uma opinião diferente da minha, contanto que não copie e cole o que algum crítico já disse em algum outro site. Por essa situação, e por diversas outras que muitas vezes opto por não expor o que penso, prefiro ficar calada só pra evitar ouvir diversos discursos baseados em "control c + control v".

    Beijos,

    rodoviadezenove.blogspot.com.br
    facebook.com/rodovia19

    ResponderExcluir
  23. Concordo com você e achei o texto ÓTIMO!
    Hoje em dia as pessoas não usam o senso crítico do jeito certo, não pensam sobre as coisas que as rodeiam, não analisam o que gostam e o que não gostam, não se importam em se informar corretamente sobre as coisas. Preferem as informaçoes que chegam prontinhas e mastigadas, e isso muitas vezes é prejudicial!

    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  24. amei o texto, realmente por termos muita informação e tudo fácil as pessoas não vão atrás, como dizem o "google" responde, muitas pessoas nem tentam fazer e já correm para o google
    bjs


    ** https://www.youtube.com/crisartigosfemininos **

    ** http://crisartigosfemininos.blogspot.com.br/ **

    ResponderExcluir
  25. Já eu penso demais em tudo, que sabe ser assim já não é tão bom também, como quem não pensa nas coisas...
    Ótimo post!!!
    Beijos e beijos e ótima semana!!!

    http://simplesmentelilly.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. disse tudo verdade nós nos acomodamos porque hoje em dia está tudo fácil
    flor tem post novo, poderia ver?
    magrafelizpensa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  27. Penso que existem pessoas que agem assim sem pensar, mas tmb acredito que muitas pessoas tem sua opinião depois de muito pensar sobre determinado assunto. Entende?
    Eu gostei bastante do texto e dos questionamentos.

    www.needfulglam.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Olá,
    Adorei o texto e a reflexão que ele propõe, eu mesmo penso muitas vezes se as coisas que acredito são ideias minhas ou coisas que fui pré-fabricada para acreditar. E adorei a piadinha envolvendo biologia (AMO BIOLOGIA).
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Nossa, que layout bonitinho. Então, querida, tudo o que disse é verdade, somos uma geração que temos todas as ferramentas para lutarmos pelo que queremos, mas ficamos estagnados.
    grande beijo.

    ResponderExcluir
  30. Oooi,

    Olha, eu preciso confessar, eu tenho minhas opiniões e muitas vezes eu acabo ficando na minha por preguiça. Preguiça de ter de debater um assunto, evitar a fadiga, mas sei que não é certo, preciso parar de ser assim.

    Seu post foi tipo um chacoalhão hahaha.
    Obrigada :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  31. Hello Hellz!
    Have a great Start in the new week ,kisses <3

    ResponderExcluir
  32. Hellz, que pessoa demais você é!
    Eu tenho reparado também nessa preguiça que as pessoas têm em ter suas próprias ideias, sabe? No começo eu também era assim, mas fui pegando um gosto tão grande por estudar e debater (debater MUITO, debato até com idosas no ônibus!!) que fui me afundando cada vez mais nas minhas próprias opiniões até chegar onde estou hoje: nesse poço de chatice. AHAHAHAHAHA Já estou lendo até demais, tem horas que fico confusa no meio dos meus pensamentos (?)
    Mas sei lá, também acho que tem muita gente idiota, hipócrita e preguiçosa em todas as gerações e_e não sei, é foda.

    E sim, tô torcendo pro Lamarck estar erradíssimo, 100% errado!
    Beijo!
    Burlesque Suicide

    ResponderExcluir
  33. Amei seu texto fico muito lindo, uma otima semana beijos!

    www.politicamenteincorreta.com

    ResponderExcluir
  34. Infelizmente, uma das piores coisas pra mim que está acontecendo atualmente ocorre por pura preguiça de pensar, que é esse movimento anti-governo. Muita gente não tem ideal, é apenas modinha e preguiça de pensar, ler, estudar sobre nosso país mesmo. Ótimo texto. Tenha uma semana abençoada, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  35. Eu, infelizmente, acredito que a humanidade tem seus altos e baixos, que nem uma montanha russa. Ao invés de ir só para cima, ela vai caindo e subindo constantemente. É horrível mesmo, pensar que 100 anos atrás as pessoas se matavam para conseguir aprender algo e a gente aqui, com todos os recursos possíveis diante de nós, ficamos atrás de besteirinhas ou passando o dia no Candy Crush DLASKJADSLKJDAS é ruim pensar assim, mas é o que eu enxergo :///

    Beijos,
    http://daniperere.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  36. muito bom o texto flor, e texto como estes nos fazem refletir e ter esperança que ainda há cérebros em busca de desenvolvimento! hahah :D
    Muito obrigada por comentar no meu blog!
    Sempre que atualizar me deixe um recado no meu blog! ♥♥♥

    Instagram: @blogdareh

    Canal do YT: youtube.com/blogdareh

    Fanpage: facebook.com/blogdareh

    Beeeijooos da Reh,

    www.blogdareh.com.br

    ResponderExcluir
  37. Sabe uma coisa que eu percebo MUITO?
    Acho que quanto mais novas, menos maturidade as pessoas tem.
    Hoje trabalho com crianças e adolescentes, fico abismada com o nivel de maturidade deles, parece que estamos regredindo.
    http://www.anadodia.com/

    ResponderExcluir
  38. Hellzoca, acho que o fato de estarmos tão lotados de informação é o que faz com que tenhamos preguiça de pensar.
    Excesso de informação pode ser maléfico, no fim das contas.
    Adorei a sua não alusão à violência, mas faz taaaaaanto sentido.
    Adorei o texto, muito verdadeiro e reflexivo.
    Você sabe que eu adoro seus textos e suas colocações, mesmo mais sérias como essa.

    Beijooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  39. Fico indignada como as pessoas ao invés de evoluir, regridem cada vez mais.. e não é por falta de informação. O que será dessa geração no futuro?
    Big Beijos
    Lulu on the Sky

    ResponderExcluir
  40. Realmente, sinto que estamos regredindo. Esta geração não discute mais, não opina, não debate, simplesmente concorda a viver de acordo com certos padrões. É frustrante!
    Beijos, www.blogdoseujeito.com.br

    ResponderExcluir
  41. Adorei o post, e infelizmente é verdade...parece que estamos cada vez mais regredindo, né?
    Bjo!

    http://drinkdeestilo.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Ameei o post e concordo em tudo que você disse. Eu mesma sou muito preguiçosa para fazer tudo mas estou tentando mudar! E em relação a opinião tenho certeza que elas só são minhas, esse post faz pensar bastante.
    http://corujasemasas.blogspot.com.br/
    Beijos. <3

    ResponderExcluir
  43. Vale a pena refletir sobre o assunto.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  44. Vale a pena refletir sobre o assunto.

    Isabel Sá
    https://brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  45. Nossa, eu penso a mesma coisa (desculpa aí o trocadilho!). Acho a nossa geração super preguiçosa pra formar opinião própria, vai só absorvendo as dos outros e toma como suas sem nem avaliar se concorda mesmo com isso ou não.
    Beijo

    ResponderExcluir
  46. Realmente existem pessoa que prefere ir na cabeça do outro do que pensar para reagir,
    prefere as opinião aleia do que a sua.
    Curta e siga o meu canal:https://www.youtube.com/watch?v=3xZdo8xMv34

    ResponderExcluir
  47. Tipo, eu acho que a gente nunca vai ter pensamento nenhum que venha absolutamente do zero. Tudo que a gente pensa parte de um lugar de voz e está carregado de um background e um peso cultural forte. Nossos pais influenciam sempre, nossa família, nossos amigos, nossas leituras... Não acho que isso é negativo e não acho que é ruim ser influenciado. O ruim é se deixar influenciar por pessoas ou coisas que te levam pra onde você não quer ir. É importante caminhar com pessoas que querem chegar no mesmo lugar que você pra, assim, trocar ideias, intenções, pensamentos e questionamentos que te acrescentem ao invés de te levar pra todo lado como onda em maré cheia.

    Ah, eu demorei de voltar aqui, mas é que eu tava meio na correria, mas tem dois posts novos lá no blog, não sei se você viu sobre o Center Parcs, mas, se viu, tem um novo sobre meu último final de semana na Inglaterra :((( Aparece lá pra saber das minhas aventuras, ta bom? Um beijo grandão e bom resto de semana pra gente! <3

    :*

    http://centrifugir,blogspot.com

    ResponderExcluir
  48. Adoro as verdades na cara da sociedade hahahahaah A nossa geração tem uma deficiência muito grande em questão de opinião, de futuro, de faculdade e de qualquer coisa que se faça ou tem muita preguiça ou tem muita falta de persolnalidade. Ta difícil pra caramba conviver com pessoas asssim, difícil de dialogar, compartilhar ideias... Complicado, mas a gente sempre acha alguém! Tem que ter alguém que faça a diferença no meio de muitos!
    Beijinhos ;*
    Tenha uma terça-feira iluminada e abençoada por Deus!
    Oktobonita.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Um assunto muito extenso para um debate no qual ficariamos, (digo varias pessoas) horas, dias, kkk por que tem muita gente com opinões diferentes, mas lógico que teriam as iguais, Mas minha opinião talvez possa ser parecida com sua. bjkas http://garotafucada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  50. Eu tenho orgulho de dizer para eu mesmo em voz alta e em bom tom, eu penso demais - talvez por isso eu seja essa confusão sem igual.

    New Era Times.
    http://new-era-times.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  51. Eu concordo que somos a geração mais "acomodada" em questão de pensamentos e formação de opiniões, mas ainda bem que há exceções.
    Eu fui criada em meio a pessoas que pensa, questionam e opinam o tempo todo, e procuro levar isso para minha vida (e para meus filhos, netos, bisnetos...).
    Beijinhos <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  52. Estou aqui sentindo o tapa na cara depois de ler isso...
    Os exemplos que tenho aqui em casa são de pessoas que pensam nhenhentas vezes antes de agir e sou assim tb rs

    ResponderExcluir
  53. Tenho um professor na faculdade que sempre diz isso, que sabemos pouco sobre tudo, mas nunca nos aprofundamos em nada.
    Eu, pelo menos, procuro me aprofundar dos assuntos de meu interesse, afinal a informação está ai pra isso!

    Beijos, O Outro Lado da Raposa

    ResponderExcluir
  54. Só sei que minhas opiniões são parcialmente minhas, tem coisas que paro para pensar e consigo construir minha ideia a respeito, e outras opiniões são parcialmente coisas que aceitei dos outros como certo (principalmente quando se trata de temas que não me interessam), sei que o bom, tanto para aprender mais, quanto para parar de julgar através de esteriótipo e preconceitos, seria procurar informação sobre algo que é novo e não sabemos, porém, às vezes não há tempo para isso, não há interesse, ou simplesmente julgo que não seria algo relevante para mim naquele momento.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  55. Então, acho que esse é um assunto muito interessante.
    Acredito que eu penso muito. Vivo em constante reflexão sobre mim e as outras pessoas e tudo enfim. Acho que é até por isso que sofro tanto. Penso demais e ajo de menos! kkk
    É muito importante o ser humano aprender a pensar por si mesmo. Mas algumas pessoas confundem "ter seu próprio pensamento" com "contrariar tudo e a todos" só pra dizer que é diferente das outras pessoas, sabe? Então!
    Acredito que esse seja um assunto mais complexo do que perece.
    Beijos

    http://www.biancagsnunes.com/

    ResponderExcluir
  56. O grande mal das pessoas é a acomodação. A gente sofre e mesmo assim teima em ficar no mesmo lugar, por medo de que o novo seja mais doloroso. Pior, para mim, é permanecer parada!

    Beijos!
    Tribo Alternativa

    ResponderExcluir

Aqui é a área do BEING YOU e você tá com a palavra, hein? BORA!