Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
postado por Hellz. em 07 janeiro 2016

Porque família tem que ser 3?



Um dia qualquer aí saí pela rua vagando sozinha (porque sou dessas. Se tô a fim, demorô. Foda-se se não tem quem me acompanhe u.u) e fui caçar algo gostoso pra comer nesse mundo de Deus *gorda* HAHAHAH. Parei numa lanchonete qualquer (onde não tinha sorvete de coco mas a alegria com o sorvete de amendoim foi a mesma) e na mesa ao meu lado, chegou um casal hétero e bonitinho: Homem + mulher (com o detalhe da tia estar grávida). "Hm, legal. Um, dois... três: é uma família".

Comecei a me perguntar então quem foi que inventou a ideia de estúpida de apenas classificar aqueles dois da mesa ao lado como família após a chegada do terceiro componente do grupo, o bebê. Porque, necessariamente, o conceito "família" tem que ser composto por três ou mais humanos envolvidos?

Há família de todo jeito: duas mulheres, dois homens, um homem e uma mulher (todas as opções acompanhadas de crianças ou não), uma mulher e um gato, um homem e um cachorro, amigos que dividem apartamento ou, como a minha família: uma mãe, uma filha, três gatas e uma galinha (não tô zoando, gente. É sério: eu tenho uma galinha de estimação HAHAHAHAH longa história...).


Acho desnecessário que o “padrão da família brasileira” seja classificado apenas como mamãe, papai, filhinho. O que classifica o laço é o amor, sem mais delongas. O que vem a classificar os estereótipos é a sociedade...

E, cá pra nós, amiguinho: Quem que ainda leva a sociedade a sério mesmo?


49 comentários:

  1. Família que é família tem que ser constituída por um casal mais o bebé,pois só assim se completa a geração e se segue com a família em frente!! No entanto,quem não tem filhos também é feliz,pelo menos,é assim que eu penso!! Beijinhos fofinhos e feliz ano de 2016,feliz mês de Janeiro para ti,fica bem!! http://nasnuvens29.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Gostei do seu pensamento Hellz. O triste é ver que nos dias de hoje ainda tem muita gente que pensa que família é pai mãe e filho. Gostei da ilustração que voce colocou no post!

    Beijos e bom fim de semana!
    Maki & Vana
    http://cafezinhodasamigas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, oi!

    No semestre passado eu estudei na faculdade sobre o conceito de família e, miafia, são tantos tipos existentes nesse mundo que a gente até se perde. Infelizmente, aqui no Brasil geral pensa que tem de ser um homem + mulher + filho pra ser uma família. Mas, ao meu ver, família é todo e qualquer lanço afetivo onde reina o amor. Simples assim.

    Bjs!

    Não me venha com desculpas

    ResponderExcluir
  4. adorei o texto, com certeza nao existe mais essa familia tradicional. meu pai está no terceiro casamento e tenho irmãos de tds os casamentos deles, minha mae tbm se casou denovo etc, a familia é mt grande

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  5. Acho tosco definir família como pai, mãe e filhos. Gente, só para: o mundo se modernizou e a vida encurtou, família é aquilo que amamos.

    E sério que você tem uma galinha? cooonta mais ahahha

    www.vestindoideias.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Tudo bem?
    Infelizmente é rótulo demais desse povo...
    Obrigada pelo comentário lá no blog!
    Volte sempre! ^^
    www.espinhapunk.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. E as pessoas sofrem tentando alcançar esse padrão viu.
    Muitas vezes sou taxada como a chata por expor meus pensamentos. Minha mãe mesmo é uma dessas pessoas que ainda me diz que só porque eu sou mulher tenho que ajudar mais ela nas tarefas domésticas do que o meu irmão. Sério. Eu ainda ouço isso.
    Mas espero que esse tipo de pensamento com o tempo vá diminuindo até não existir mais ou, pelo menos, até quase ninguém pensar mais assim...
    Eu se um dia tiver filhos com certeza vou educá-los de uma maneira bem diferente do que eu fui educada.
    Algumas vezes deixo escapar para pessoas que eu talvez nunca me case e você precisa ver a expressão de assombro ou de pena que elas me dão. É até engraçado, às vezes.
    Mas um dia o mundo será povoado por pessoas como eu e você e nós estaremos velhinhas e diremos: "Na sua idade eu já pensava assim". hahahaha

    Beeeijos

    www.ooutroladodaraposa.com.br

    ResponderExcluir
  8. vc tem galinha , eu tenho medinho de galinhas kk
    tenho um cachorrinho amo ele rs
    bjus
    Sorria Princesinha

    ResponderExcluir
  9. Pra mim, o conceito de família está meio que ligado ao conceito de pais e filhos. Não precisa ser um casal e uma criança, pode ser uma mãe ou pai solteiro, duas mães, dois pais, contanto que haja um filho (que também não precisa necessariamente ser uma criança, pode ser um adolescente ou adulto mesmo). Quando é só um casal (independente de ser um casal hetero ou homoafetivo), acho difícil chamar de "família". Família tá sempre ligado a gerações e tudo mais, acho que por isso é tão difícil pra mim classificar um casal sem filhos como uma família.

    Mas sabe, isso é uma noção que existe na minha cabeça que eu ainda tô tentando desconstruir. Recentemente me juntei a um grupo de pessoas e sinto que eles são minha segunda família, mesmo que ninguém seja filho ou mãe de verdade lá... Então a minha visão provavelmente está bem errada e é só reflexo de um pensamento retrógrado que eu ainda cultivo aqui dentro, mas aos poucos vou desconstruindo isso. :)

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  10. Realmente não sei quem inventou isso de 3 ser família, acho que 2 pessoas juntas já é categoria família. rs
    Uma galinha de estimação? UAU! rs
    Minha avó tem uma galinha, ela tem algumas na verdade e uma fica solta pelo quintal, hahaha. Eu falo que a galinha adora se fingir de morta, ela deita toda torta e com o pescoço virado quem vê pergunta: A galinha morreu? hahahaha
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  11. Você tem razão, família não é esse quesito de filho e marido e mulher, acho que isso esta bem distante de ser uma família.
    família é união e parceria e convivência!

    http://ancorandoomundo.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Pra mim família é um lar que existe amor <3, só, isso pra mim define. Não levo essas pessoas a sério que define o que é família, acho chato, quando dois casais homossexuais resolver adotar uma criança e o mundo todo começar a criticar eles, mas nenhum casal hétero vai em um orfanato procurar uma criança pra adotar, infelizmente essa é a nossa sociedade. Gostei da sua reflexão..
    Adorei o seu bichinho de estimação!!
    Beijos,
    www.dosedeilusao.com

    ResponderExcluir
  13. Porque 2 (duas pessoas) é casal, mais de 3 (três pessoas) é familia
    Simples assim kkkk

    Hoje é dia é muito questionamento, muito mimimimi e blá blá blá #sóacho kkkkkkk


    Bjuuuuuu
    http://www.blogjumedeiros.com/

    ResponderExcluir
  14. Hellzinha! Você me surpreende a cada post... como assim você tem uma galinha?! ela fica com você? Pode fazer um post sobre isso por favor? rsrsrs

    Eu concordo com você Hellz... pq família tem que ser homem+mulher+filho ?? Mas sabe uma coisa que eu percebo sendo casada e sem filho... que tanto eu quanto o Lê temos ainda muito forte "nossa família" sendo nossos pais... então acho que quando vc se torna "a mãe" aí sim muda o seu foco de família, sei lá... to só pensando... hauhauha que quando falam a família do Lê... pensamos automaticamente nos pais dele, e não em nós mesmos... bizarro né?? uahuahau

    ResponderExcluir
  15. Pra mim, o conceito de família está mais ligado ao sentimento, não precisa necessariamente envolver um filho, mas acho que a maioria das pessoas pensam assim porque já está enraizado na nossa cultura.
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  16. Que post maravilhoso! Você está certa, sempre pensei assim.
    Família não é questão de ter marido + mulher + filho. Pode ser uma mulher e um filho, um homem e um filho, um casal e bichinhos... o que vale é o amor! E todos nós somos uma família, até entre amigos, o que vale é o amor, intimidade, confiança e respeito! Bjs!

    m-eusvicios.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Ahh também penso assim! família pode ser constituída de qualquer forma se houver amor ♥ Também já pensei muito nisso e realmente não faz sentido nenhum ficar se prendendo ao que a sociedade diz.

    ResponderExcluir
  18. adorei, quebrando tabus e preconceitos. Todo amor é lindo, feio é não amar :P
    xoxo
    mutant-paradise.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Odeio quem acha que família tem que ser /a tradicional/ brasileira. Obviamente se metendo na vida dos outros, né? Um saco :~
    Amei seu post e concordo com tudo.

    Beijos

    https://kledisse.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  20. Gostei demais do texto, muito bom!
    Também concordo que tem outras variações de família, não só pai, mãe e filhos.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  21. Adorei o texto amore, a sua linha de pensamento, realmente para ser familia, não precisa ser composta por mais de um ou as vezes sim, mas pode ser com um animal, isso já é uma familia. Um xeruh!!!

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir
  22. Boa pergunta a sua. Na minha opinião, classificamos como família quando se tem um filho porque se torna (ou dá a impressão de ser) mais sólido. Um simples casal pode romper a qualquer hora, mas quando se tem uma criança pra cuidar, a separação é mais difícil. "Ohanna means family and family means nobody gets left behind or forgotten"

    http://xtoxictearsx.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente esse não é um padrão criado somente para a família brasileira... isso é geral. Ainda acredito na utopia de ver o mundo sem rótulos e padronagens. Família é família independente do número de componentes.
    Tenha um final de semana abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. Super concordo com você! Família não se constitui em quantas pessoas mais sim no amor envolvido!
    Beijão!

    Estilo de sobra baby!

    ResponderExcluir
  25. Eu sou família com o meu marido, é minha única família humana, pq tenho meu cachorrinho!

    Bjs – Su
    www.rosachiclets.com.br

    ResponderExcluir
  26. Ain ain, tudo é a pessoa fala se descorda ou concorda sempre haverá alguém para criticar, prefiro manter minha opinião neutra.

    Beijos,
    http://16primaverasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Isso vai muito da questão religiosa também né?De precisar casar e procriar e toda aquela coisa.O pessoal tem muito preconceito ainda, não tem jeito.

    Gostei do post.Me fez pensar.

    Beeijão :)
    http://carolhermanas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Postagem muito bom a sem comentário, eu só sei que a família
    é tudo nas nossas vidas.
    Vídeo novo: https://www.youtube.com/watch?v=WflDsh0kjCo

    ResponderExcluir
  29. Queria ser como você nesse sentido de sair por aí pela rua sozinha, porque sempre tenho medo e não gosto de andar sozinha, sempre fico pedindo pra alguém ir comigo, sei lá, no shopping comprar doce. Enfim, concordo com o que você disse. Acho que família é tudo que tem amor. Mesmo que eu não case ou não tenha filhos no futuro, pretendo adotar um cachorro e esse cachorro será a minha família. To vendo agora aquele seriado, Friends, e vejo muito disso, todos eles são unidos como uma família mesmo e eu acho isso muito legal e já me imaginei mil vezes eu ali no lugar deles, com um grupo de amigos que fossem praticamente minha família (o que nunca aconteceu porque eu SEMPRE me decepciono, mais cedo ou mais tarde, com as pessoas que eu faço amizade, normalmente eu sempre sou a otária da história toda, enfim). Eu sempre me perguntei, quando eu era criança, se pra ter uma família precisava ter um marido e filhos, porque ainda não aceitei totalmente essa ideia de filhos por conta de: muita responsabilidade. A não ser que daqui a uns anos eu ganhe essa responsabilidade. Enfim, concordo com você e também, hoje em dia, não levo a sociedade a sério, hahaha!

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  30. Oi Hellz,
    Amei o texto e super concordo.
    E muitas vezes passa a ideia de falsa de felicidade que né...digo por ter passado por isso na 'família' haha

    Se eu tiver um cachorro, ele será minha família de todo coração.

    tenha uma maravilhosa semana =D
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  31. Quando penso em família tradicional, ~casamento nos conformes~... ZzzZZZZzz Boring. Sério, sério, sério mesmo que ainda temos que discutir isso? Sim, eu sei, ainda é preciso, mas sinto preguiça de gente que tem a cabeça fechada e se mete na vida dos outros. Vamos deixar todos seguirem os conceitos de família que bem entenderem, desde que isso não desrespeite o outro e cada um siga sua própria vontade? Obrigada! :D


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  32. Na época da votação para conceito de família eu coloquei que, para mim, família era qualquer grupo de uma ou mais pessoas (ou animais!) que se amam e se consideram como tal, sejam elas parentes ou não.
    Família é quem a gente quer como família. Isso que importa! Concordo com você!

    ResponderExcluir
  33. Verdade! LI so verdades nessa postagem Hellz!
    E alem do mais, muita gente a gente conhece ao longo da vida, que consideramos mais familia que a propria familia ne, por motivos diferentes
    mas que casos da vida, como eu digo rsrs
    Um feliz ano novo tudimbom!!!!
    Adorei o post e a imagem <3
    Um beijo!
    Pâm - www.interruptedreamer.com

    ResponderExcluir
  34. Respeito sua opinião mas a família como conhecemos é a base da nossa sociedade. Se não fosse assim no início, não teríamos evoluído tanto numericamente falando. Então, como já disse, respeito sua opinião, mas a família tradicional é sim muito importante no mundo de uma forma geral. Beijos!

    http://mechamadebella.blogspot.com.br/2016/01/panqueca-de-banana.html

    ResponderExcluir
  35. Concordo e muito contigo. A família não é só "pai, mãe e filho". São todas aquelas pessoas que estão conosco e que fazem a gente se sentir bem. Mas isso não vem do Brasil, vem dos maiores exportadores do mentira do mundo, os EUA. Eles que venderam esse estereótipo de família tradicionalmente americana ou então, o sonho americano. Mas eu acredito que isso aos poucos vai se esvaziando, como está acontecendo muito hoje em dia.
    Beijos,
    paraisodemenina.blogspot.com

    ResponderExcluir
  36. Acho que família é tudo que envolve amor, convivência, carinho, cumplicidade e harmonia.
    Sua reflexão realmente faz todo sentido!
    bjs
    blogtrashrock.blogspot.com

    ResponderExcluir
  37. Família é aquela que cria. Devemos respeitar todos os tipos de família. Existem casais de homossexuais que adotam crianças, justamente que foram geradas por heteros e são muito bem criadas.
    Participe da nossa pesquisa de público no blog
    Big Beijos
    Lulu
    www.luluonthesky.com

    ResponderExcluir
  38. Cara, sua reflexão é simplesmente a primeira coisa que estudamos em Direito de Família: não existe só um tipo de família. E na realidade, a família nuclear (essa de pai+mãe+filho(s)) se tornou a minoria no Brasil desde que legalizaram o divórcio. Mas antes disso várias famílias na periferia já adotavam modelos familiares diferentes, mesmo que aos olhos da classe média e da elite isso fosse coisa de "gente desestruturada".
    Acho que tá mais que na hora da gente subverter a ordem, sabe. Todo modelo familiar é válido e tem que ser respeitado. Tem uma autora que eu gosto muito de Direito de Família, a Maria Berenice Dias, que diz que o afeto é um dos princípios que define quem é família.
    E quer saber?
    Ela tá muito certa e você também!

    Beijo!
    Dona dos Gatos

    ResponderExcluir
  39. OI!
    Adorei demais sua capa do blog!
    Bem legal mesmo!


    Menina mega concordo!
    Porque aqui em casa somos 4!
    Eu, minha gata MIM, minha gata AMY e meu gato PIM.
    E meu namorado que fica muito aqui tb.
    Somos então 5?
    Aha!!
    hehehehe
    Somos uma família! Eu pelo menos mega considero!

    Eh... pra comprar no Ebay tem q ter cartão internacional mas se eu nao me engano, no ALIEXPRESS você pode pagar por boleto bancário.

    Beijos

    Post Novo!

    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  40. Hellzinha, suas colocações são sempre super interessantes e maduras (Ainda mais para quem fez 17 anos e tals, haha).
    Adoro o que você escreve e suas divagações da vida.
    Bom, eu considero eu e o meu marido, só nós dois (e em breve um cachorrinhooooooo) como família. E família, para mim, é composta por pessoas que se amam loucamente, independente de laços de sangue. Eu posso ser uma família com minhas amigas e com quem eu quiser, certo?
    :D


    Beijooooos

    www.casosacasoselivros.com

    ResponderExcluir
  41. Eu tenho mil e uma familias!
    Tenho a minha familia de sangue(eu e minha mãe). Tenho meus amigos que são minha familia.
    Ninguém mais liga para as baboseiras da sociedade e assim que tem que ser.
    Beijão <3

    http://dearitgirl.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. Sei lá, pra mim família é isso: mãe, pai, filhos. É o exemplo a ser seguido, tal como Jesus, Maria e José. O exemplo que devemos seguir.
    Mas é melhor eu ficar quieta em relação a esse assunto, sou conservadora demais.

    http://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Sei lá acho que familia pode ser de melhores amigos , de mães solteiras , de pais solteiros , de um casal sem filhos , tudo que envolve amor e familiaridade pra mim é a familia !

    www.nataliloure.com.br

    ResponderExcluir
  44. Hi lovely Hellz <3 ,lots of Hugs from Vienna!

    ResponderExcluir
  45. Certa vez ouvi assim: "onde há amor existe uma família". Para mim, família é exatamente isso: seres que se agrupam e dividem um sentimento de amor e carinho uns pelos outros. E sim, podemos ter mais de uma família, pois o amor é infinito e nos permite ter uma relação com o mundo inteirinho se quisermos. Beijoss

    http://apaixonadaporfinaisfelizes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  46. familia eh amor <3 toda forma de amor!


    tem post novo no blog ♡ vem ver ♡ http://www.signoritablog.com/

    ResponderExcluir
  47. A minha família é bem esquisita também: um homem, uma mulher (eu, oi), quatro gatos, dois cachorros e um porco. E pra mim tá perfeito!
    Família é onde tem amor! Odeiooooo que fiquem perguntando "quando" seremos uma família, ou seja: quando vamos ter um filho. (Porque nunca mesmo, haha)
    Agora conta direito essa história de ter uma galinha, fiquei curiosa!
    Beijo

    ResponderExcluir
  48. Eu que casei há pouco e nao tenho nenhuma vontade de ser mae tenho notado isso. Parece que as pessoas nunca nos verao como família. Por outro lado, tem gente que acha que quando temos um animal mas nao temos filhos, estamos substituindo um pelo outro, ou seja, pensam que só temos o animal porque nao temos filhos. Eu amoooo gatos, em breve vou adotar um, mas nao é como se eu precisasse do gato ou de um filho pra me unir ao meu marido. Nao! Eu e meu marido já somos unidos e já somos uma família, o gatinho só vem acrescentar, é mais um ser na família. Difícil é entenderem isso rsrs.

    P.S. eu já perdi um gatinho anos atrás, me deixou bem triste. Sinto muito pela sua gata.
    P.P.S.Eu também já tive galinhas de estimacao! hahahaha

    ResponderExcluir
  49. Disse tudo Hellz!
    A minha família, por exemplo, muito provavelmente será só eu e um gato (ou dois, ou três, ou dez... rs)
    No momento somos 4, eu meu pai, minha mãe e minha irmã. Família também é mutável. Nem sempre vai ser a mesma coisa...
    Adorei a reflexão!
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Aqui é a área do BEING YOU e você tá com a palavra, hein? BORA!