Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
postado por Hellz. em 28 março 2016

Mãe, eu não quero ser homem!


Hoje minha mãe disse que eu deveria ter nascido homem.

Porque? Porque eu não tenho habilidades domésticas ou tino pra cozinha (a ponto de quase explodir microondas... é sério HAHAH)? E essas questões me levaram a outro lugar: quem disse que isso me define como uma mulher melhor ou pior? Mais ou menos merecedora do meu lugar na categoria feminina?

Tenho 23 anos, sou mulher, lésbica e absolutamente sem nenhum problema relacionado à gênero. Eu ADORO ser mulher e nunca pedi ao cosmos, ao universo ou a Deus ~peguem a categoria que mais lhe interessar~ pra ser diferente (não sou trans e nem tenho desejo... o que desconstrói o paradigma de que lésbicas querem ser homens. EI, queremos não, viu?)

O que muito me preocupa é que os seres da categoria masculina que fazem serviços domésticos, lavam, cozinham e etc, são considerados fenômenos sobrenaturais, quase como se acometidos por dom divino, enquanto nada mais fazem do que o que deve ser feito, sem mais. A casa existe, a manutenção é necessária e esse serviço tem de ser feito por seres humanos, independente de seu gênero.

Eu, particularmente, sou uma mulher que não me encaixo na figura machista de “amélia”  e isso não me torna menos feminina, meus ovários não vão murchar, meu cabelo não vai cair e eu não vou deixar de gostar de usar meu batom vermelho. Eu não preciso me classificar de maneira diferente porque sou fora do usual dentro do paradigma machista que a sociedade impõe sobre o que uma mulherzinha "ideal" deve ser.

Prefiro trocar lâmpadas, pegar peso, arrastar móveis, montar coisas, pintar janelas e isso não me torna uma mulher masculina ou, como eu “deveria ter nascido” segundo a minha mãe, um homem.

Cada ser tem uma personalidade, que se desenvolve a partir de seus instintos básicos e modificações ambientais. Você pode ser um homem que adora lavar roupa ou uma mulher que tem habilidades e sabe manusear uma chave de fenda, apenas seja fiel à si mesmo.





45 comentários:

  1. também compartilho da mesma opinião sua! não é porque uma mulher não leva jeito com serviços domésticos que ela é menos mulher comparada a uma que é a rainha do lar!

    www.blogamorarosa.com

    ResponderExcluir
  2. Concordo plenamente! Vivo escutando da minha mãe "Como vc pretende casar se não gosta de cozinhar?" Sinto como se ainda estivesse presa ao século 18, e como se casamento e trabalhos domésticos fossem o ponto mais alto que eu poderia chegar.

    Seguindo. Comecei o blog agora, agradeceria se desse uma olhada.
    Abraços.
    http://aressacaliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Concordo imensamente com você! Já ouvi a mesma coisa,e também ouço diariamente que por eu ser mulher deveria ajudar mais em casa,sendo que somos 5 pessoas onde ninguém se esforça para ajudar.Creio que pessoas que tem esse tipo de pensamento a respeito de deveres que cada gênero deve ter,tem uma mente muito fechada.
    X J X C X

    ResponderExcluir
  4. Oi! TEM TODA RAZÃO! Voce não deve ser obrigada a saber lavar um banheiro perfeitamente, cozinhar, ou passar. Afinal acho que já acabou o tempo em que a mulher ficava em casa jogada enquanto o marido ia farriar (opa,trabalhar kkkkkk). Odeio quando me dizem algo sobre eu ter que ser uma verdadeira AMÉLIA.

    Beijos e se ciuda heein
    to seguindo ja

    ResponderExcluir
  5. Minha mãe diz o mesmo de mim, mas ela não entende que tenho outras habilidades. Eu particularmente sei cozinhar, até melhor que ela, mas se eu fosse homem e não soubesse trocar um chuveiro e soubesse cozinhar, oque haveria de errado nisso né ? Mas ainda existe pessoas de cabeça fechada, e não podemos fazer nada. Beijos
    http://tri-vial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Arrazou no texto, Hellz!
    Aqui em casa minha mãe acha um absurdo eu não querer lavar a louça, a roupa e (eu disse E!!) varrer a casa. Detalhe, tenho um irmão mais velho e ela não cobra nada disso dele. "Tem que aprender as coisas, mocinha". Por que eu?! Meu irmão não pode lavar o prato em que come? Aí comecei a revolucionar aqui e hoje arrumo a casa e o marmanjo lava a louça u.u

    Blog Entretanto

    ResponderExcluir
  7. Eu só sinto vontade de ser homem naqueles dias..
    pq minhas cólicas não são de Deus não.. Sempre acho que tem um alien dentro de mim a cada menstruação.

    Minha mãe nunca usou essa argumentação comigo, mas eu acho que é pq ela ja desistiu mesmo ahuihauhauiah

    ResponderExcluir
  8. AMEI ! Esse texto sou eu <3
    http://daniellaalessandra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Meu pai diz isso, tanto pela minha falta de habilidade na cozinha quanto (segundo ele), minha personalidade de ogra HUAHEUHAUEAHE

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu post, você falou tudo! As pessoas criam "regras" toscas pra tudo, quem foi que disse que mulher tem obrigação de ser delicada e homem de ser ogro? Eu hein...
    Eu também já cansei de ouvir que devia ter nascido homem por não me encaixar no esteriótipo de "Amélia".
    Beijos
    www.infinitafeminice.com.br

    ResponderExcluir
  11. O que me preocupa mesmo é machismo impregnado na sociedade de um jeito tão forte que temos que nos comportar como "mulheres" ou como "homens". Não passa pela cabeça de todos que somos, além e antes de tudo, pessoas e que temos gostos, habilidades e formas de ver a vida diferentes uma das outras sem que isso seja baseado necessariamente em ser homem ou mulher?

    A sociedade me cansa.

    ResponderExcluir
  12. Hellz, acho ridiculo a sociedade taxar que quem é lésbica é necessariamente machinha. Conheço pessoas que são mulherzinhas até demais e gostam de mulher.
    Qto a trabalho mais pesados, não me identifico tanto, embora se precisar trocar uma lâmpada em casa, troco sem problemas.
    A mulher pode fazer tudo o que um homem faz, basta querer não é mesmo?
    Big Beijos
    www.luluonthesky.comn

    ResponderExcluir
  13. Ai como eu queria que meu marido adorasse lavar louça! hauahuhaahu
    Hellz, são coisas doidas que fazem a gnt pensar, né... eu quando era menor pensava que queria ter nascido homem... de verdade, mas não eu não sou lésbica e tb não tem problema com gênero era só pq homens não "precisavam" lavar banheiro e podiam jogar bola (que eu amava) ... mas olha só! eu posso jogar bola se quiser! e não preciso lavar banheiro se não gostar e mesmo assim ser mulher! TCHARAM!!!!!!!!!!!!

    BJINHOS
    Juju
    www.asbesteirasquemecontam.com.br

    ResponderExcluir
  14. Tá, eu não sou Lésbica, mas tem hora que eu queria ser homem sim kkkk.

    Zueras a parte, concordo com cada palavra que você disse.

    Tava com saudades de você sua doida. Desculpa ter sumido daqui também... é que a correria tá sóda.

    Beijoo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Canal no Youtube |

    ResponderExcluir
  15. Então, fale pra sua mãe que você conhece uma menina hetera que também não sabe e não faz nada como cozinhar e/ou arrumar a casa, diz que ela arruma o quarto só quando tá de bom humor e que também ela nem sempre curte sair toda montada no salto e uma super maquiagem. Hahahahaha! Quando eu era pequena minha mãe me levava na pediatra e sempre que a gente ia a pediatra perguntava "ela já passou um batonzinho?" e minha mãe falava "não, ela não gosta :/ tentei dar um batom rosinha e nem isso ela quis usar" HAHAHAHAHA! Só de lembrar dá vontade de rir, elas tentando me afundar no universo feminino só porque eu nasci com ppk, acontece que eu era criança e só me preocupava em brincar mesmo, tava cagando pra maquiagem. Quando eu cresci é que comecei a pegar gosto de me maquiar, alias só quando começou a nascer acnes no meu rosto, eu achava feio, aí comecei a praticar as maquiagens que eu via na internet que só achava bonito naquelas meninas, não em mim, hahahaha! A vida é assim né, nem todo mundo entende seu lado.

    Beijos!
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oie
    essa sua capa do blog é maravilhosa!


    certíssima!
    Homem fazer tarefas domésticas devem ser considerados normal e não raridade.

    Eu não entendo pq as meninas lésbicas gostam de andar como homens, mega masculinizadas. Eu não sou lésbica, mas se um dia eu me interessasse em uma, ela teria que ser feminina.

    beijo
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Concordo com cada palavra Hellz, ás vezes tenho vontade de mandar essa sociedade machista à merda, mesmo sendo a própria mãe :(

    Um beijo,
    Quase Mineira | FB do blog

    ResponderExcluir
  18. Oiie obrigada pela visita no blog, se quiser seguir me avisa que sigo de volta.

    amei o texto, essa parte então "A casa existe, a manutenção é necessária e esse serviço tem de ser feito por seres humanos, independente de seu gênero."

    muito vdd

    Beijos

    https://naiamelo.blogspot.com (Ciranda da Bailarina)

    ResponderExcluir
  19. Também não me encaixo na figura “amélia” não meeeesmo! ADOREI seu post!!
    Beijão

    http://blog-abreaspas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Meu deus, que post importante! E digo importante porque a gente vive num mundo onde as pessoas realmente acreditam que ser mulher é se encaixar em padrões pré-estabelecidos por deusa sabe quem (na verdade, acho que todas sabemos) e que querer ter liberdade = querer ser homem?? Não tem nem lógica nisso, gente.

    Esse post está maravilhoso!

    ResponderExcluir
  21. Porfavor né Brazel.
    Eu não levo jeito pra coisas de casa também mas me viro pq moro sozinha. Sempre preferi me vestir como homem -salvo por alguns dias que uso vestido- e quando fui explicar pra minha mãe sobre cisgenero.... ela só faltou me trucidar.
    | Blog A Bela, não a Fera | | FB Page A Bela, não a Fera|

    ResponderExcluir
  22. Adorei seu texto e super concordo com vc.
    Se não habilidades culinárias, com certeza tem habilidades em outras coisas, assim é a vida.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia
    Instagram
    Fan Page

    ResponderExcluir
  23. É tudo questão de cultura. Na Europa as coisas são diferentes! :)

    Me chama de Bella

    ResponderExcluir
  24. You run a really interesting and inspiring blog. I really like it here! you sure you're a great blogger :) maybe you want to follow for follow on gfc? I'd be happy, being in contact with such an interesting blog as your very :)
    kisses from Poland!
    ayuna-chan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Compartilho das mesma ideias, opiniões!
    Adorei o tema abordado
    beijinhos, Rê
    https://blogsonhosdeverao.com.br

    ResponderExcluir
  26. Arrasou! Lembro que quando criança eu ouvia o mesmo, mas era porque eu não me sentia bem vestindo vestidos e blusas e alça, daí as pessoas diziam que eu parecia um menino...¬¬º
    Povo tem dessas né? Infelizmente nós ainda somos criadas como: mulher tem que fazer coisas de casa, homem tem que trabalhar no pesado. Meu irmão por exemplo não lava um prato sequer e ninguem se incomoda mas se sou eu quem não lava o prato.. "Essa menina não vai prestar para casar" "essa menina precisa aprender a fazer as coisas" Quem disse? Tenho ódio dessa sociedade machista. O pior é ouvir isso de outras mulheres =/
    Ótimo desabafo querida e sim, você pode ser quem quiser e como quiser e pode ser melhor do que muita gente por aí.
    http://www.valeuapenaesperar.com/

    ResponderExcluir
  27. Somos todos diferentes e não tinha piada nenhuma se fossemos iguais. A diferença torna-nos ainda mais especiais na minha opinião.
    Grande beijinho
    http://aalbicastrense.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  28. ah, eu sempre fui um "moleque" e até hj acho que sou mais macho que mt homem sabe, que bom que a discussão de genero esta mais avançada hj, pq eu tbm "quero ( e sou) homem

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  29. OLá, que design maravilhoso do seu blog! AMEI. seu post tbm está super TOP ;) Parabéns!

    Já conhece o blogueira que Inspira ?

    www.blogueiraqueinspira.blogspot.com.br

    Se vc me seguir, te sigo de volta! ♥

    ResponderExcluir
  30. Que texto mais lacrador! Adorei! Concordo com você, as mulheres não devem ter obrigação de serem mulherzinhas ideais, delicadinhas, perfeitinhas, com dotes especiais para coisas do lar. Quando a gente é um desastre em cozinhar por exemplo, já falam que a gente não "é pra casar". Fala sério, que merda!!
    ótimo post!!!
    bjss
    blogtrashrock.com

    ResponderExcluir
  31. Concordo. Infelizmente esse pensamento de de determinados "serviços" são para homens ou para mulheres, é legado do nosso passado (ainda um tanto quanto presente) machista. Mas sonhar com o fim disso, não custa nada. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  32. Acho que cada um tem habilidades em uma certa área, não importa se é homem ou mulher. Infelizmente a nossa sociedade ainda é muito machista e tem ideia de que toda mulher precisa saber cozinhar e cuidar de uma casa. Esses dias estava lendo uma matéria que dizia que na Rússia existem mais de 100 profissões que não podem ser exercidas por mulheres por não serem consideradas femininas, achei um absurdo!
    Beijos
    Bluebell Bee

    ResponderExcluir
  33. Eu particularmente acho que minha vida teria sido mais fácil sendo homem, maaaaaaaas também adoro ser mulher!

    ResponderExcluir
  34. Concordo.
    Não tem nada a ver com gêneros. Tem muito homem que limpa a casa, lava a roupa, faz comida e inclusive conheço alguns. E sim são homens com H maiúsculo. rs Se for assim eles estão querendo ser meninas. rs
    Esse povo né? Isso padrão da sociedade que se você não sabe fazer é porque é x,y. Enfim tínhamos que mudar isso.
    Beijos!

    Blog Pam Lepletier / Não consegue achar o demaquilante ideal? Então vem conferir a água Micelar da Loreal

    ResponderExcluir
  35. Hi Hellz. ,lovely Greetings ♡ :)

    ResponderExcluir
  36. Oiii!
    Já escrevi um texto parecido no blog. E hoje mesmo tive essa discussão com um professor: O que é ser afeminado? Toda mulher é feminina, é natural de todas serem familiares às tarefas domésticas? Eu digo, UMA OVA! Sou mulher, me identifico como tal, porém saio do esperado, devido uma herança socio-cultural, de que sou dona do lar, mando na cozinha, etc. As pessoas também tendem a confundir a homossexualidade com a identidade de gênero. Não é porque um homem é gay que ele é trans. Gira, mundo! Vamos tentar entender a mente e o comportamento do outro.
    Achei o máximo compartilhar isso, precisamos de debates assim.
    Abraços!

    beijos
    http://eu-ludmilla.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  37. Eu ando com antipatia de expressões como "é mais de homem, né?" e "assuntos de mulherzinha". Tenho evitado ao máximo porque pra mim não existe isso e nem devia existir!
    E quando se trata de homossexuais é mais ridículo ainda... Eu via muito isso na época da faculdade quando perguntavam quantos homens tinha na minha sala, eu respondia e alguém falava "Mas são homens mesmo?". Eu dizia "Ué, são!" como se não tivesse entendido essa pergunta idiota!

    Eu poderia falar várias coisas sobre seu post, mas acho que você já disse tudo, simplesmente!

    ResponderExcluir
  38. Concordo com vc em tudo, só pq não sou vaidosa não significa que deveria nascer homem. Acho que nasci ser humano com virtudes e defeitos assim como vc!
    Bjs

    www.achadosdamila.com.br

    Fanpage - Achados da Mila

    ResponderExcluir
  39. Sim, na verdade queríamos a facilidade que os homens tem por não serem estigmatizados e obrigados a tantas coisas que as mulheres são, né? Mas queríamos ser mulheres, só que com esses direitos.


    Beijos
    Brilho de Aluguel

    ResponderExcluir
  40. Isso de arrumar a casa é muito verdade.Eu fico chocada com a quantidade de homens que eu conheço que esperam a mamãe ou a esposa colocar a comidinha do prato da criança...Pelo amor de Deus! Sério, saber cozinha, lavar, varrer é uma obrigação de ambas as pessoas que vivem na casa, independentemente se são homens ou mulheres.

    Beijos!

    Poesia em Transe

    ResponderExcluir
  41. Que coisa né, o mundo está evoluindo mas os pensamentos das pessoas, principalmente de quem é próximo da gente tem a mente da idade da pedra.
    http://simpleseagradavel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  42. HAHAHAH
    Eu concordo plenamente! Também não tenho dotes culinários e etc, limpo casa e tudo mais não porque sou obrigada, mas porque eu gosto de lugares limpos e organizados. Puf... meu cabelo é curtinho, tipo homem mesmo e mesmo assim continuo sendo mulher e feminina e amando essa onda de que lésbicas não são homens ou querem ser homens.
    Being to contigo!

    Beijos
    Karolini
    http://womenrocker.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  43. Arrasou, eu detesto quando falam que eu quero ser homem ou quando vou fazer a mudança de sexo ¬¬ só pq não faço tudo o que eles consideram coisas de mulher, odeio vestidos e saias por motivos de aflição (loucuras de minha cabeça), eu tenho até levado na brincadeira e retribuo fazendo a mesma pergunta kkkk... não sou de apelar fácil com ngm, mas é chato? É chato.

    Parabéns pelo texto, me senti representada kkkkk

    PS: Eu gosto de cozinhar, fica tranquila que não passaremos fome HAHAH

    ResponderExcluir
  44. É nessas pequenas questões do dia a dia que a gente vê como o machismo tá incrustado na sociedade, né!? Como se uma mulher deixasse de ser mulher só por não gostar de serviço de casa. O chato é que as pessoas fazem essas coisas sem nem perceber. E isso acaba virando uma bola de neve gigante, porque elas fazem sem perceber e os filhos repetem as mesmas coisas sem perceber até o dia que alguém resolve desconstruir a questão. Mas até lá, já foi muito machismo propagado por aí...
    Enfim, espero que aos poucos essa ideia seja totalmente desconstruída até chegarmos ao ponto que não seja um absurdo uma mulher pegar uma chave de fenda ou um homem cuidar da casa.
    A propósito, adorei sua reflexão.
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Aqui é a área do BEING YOU e você tá com a palavra, hein? BORA!