Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
postado por Hellz. em 20 setembro 2016

O cérebro em chamas de Susannah Cahalan

Já perdi as contas de quantas vezes eu deixei bem claro por aqui: Almas atormentadas me fascinam (identificação talvez? :B). Logo, não me foi à toa a escolha desse livro no catálogo da Editora Belas Letras. Porém, é aquele ditado: O orgulho de tê-lo na estante precisa ser merecido, né non? E "Insana, meu mês de loucura" fez por merecer esse orgulho da Hellz!

Vamos a mais um post onde eu exercito os anos cursados de Publicidade e Propaganda pra te persuadir a amar mais um livro que eu amei? CLARO QUE VAMOS! HAHAHA (porque eu só dou dica boa e vocês sabem disso, nhu <3).


Susannah Cahalan é uma garota comum e saudável de 24 anos: Jornalista, com emprego fixo, recém-saída da casa dos pais e namorando há alguns meses. Podia ser a minha vida e a de muita gente que passa aqui pelo BHZ (talvez não a minha vida exatamente, porque eu nunca estaria namorando há mais de 4 meses. Ninguém me guenta esse tempo todo. Enfim... HAHAHAH).

Porém, uma cisma com infestação de percevejos no seu apartamento (insetos que nunca estiveram lá), sintomas de uma virose (que não aconteceu de fato) e euforia demasiada a ponto de comprometer o seu trabalho, foram os indícios iniciais pra um grande estado de paranoia (pra início de conversa, né) que nem a ciência sabia de onde vinha. 

Susannah convulsionava, acreditava piamente nas vozes que lhe indicavam catástrofes familiares e traição afetiva, adotava comportamentos repetitivos e próximos à loucura. Mas o que raios essa garota teria? 


Por mais que tudo isso pareça um roteiro digno de Hollywood (embora de fato esteja virando filme. Tem até a Chloe Moretz no elenco, gemt!), todo o livro é a narrativa de uma história real, que aconteceu com uma pessoa de verdade que viu a sua sanidade toda ir embora sem nenhum motivo cientificamente explicado. 

Com uma escrita leve e detalhada, a Susannah praticamente nos convida a ser seus companheiros de quarto enquanto internada por quase um mês, totalmente incapacitada de atividades cotidianas e simples pra qualquer ser humano. A gente se sente parte da família, sabe? Tão aflitos quanto os pais e amigos pra saber qual raio de doença que conseguem desequilibrar tão rápido a mente e o corpo de alguém. 


Claramente não vou ser eu a dar spoiler pra vocês e contar enfim qual a doença (afinal, esse é o suspense da coisa :B HAHAHAH), mas essa leitura me fez refletir sobre como o corpo humano é uma estrutura perfeita que precisa estar funcionando tudo redondinho pra estar em harmonia, you know? E quantas vezes uma deficiência realmente fisiológica pode afetar a cabeça de alguém. Pessoas se entupindo de antidepressivo, anticonvulsivos, ansiolíticos e o cacete a quatro quando apenas reestabelecer o equilíbrio do sistema seria a chave. 


Como citei a editora ali no começo, a Belas Letras foi responsável por trazer essa belezinha pro BR (e nois diz amém sempre vocês existirem, bj <3). A capa é basicamente igual a versão gringa, mas mesmo assim não deixa de ser bonita. O contraste vermelho/preto&branco ressalta mesmo esse lance caótico que a história traz quando a gente lê, além de no conteúdo existirem anexos fotográficos e cópias dos exames da Susannah. O bagulho é mermo sério, Brasél.


Se eu fosse vocês, eu leria, hein :B


54 comentários:

  1. Brasil, que medo desta blogueira que ama pessoas atormentadas!!! (Seremos amigas pra sempreee!! <3)

    www.carolvayda.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Hellz
    Geeennteee eu preciso ler esse livro! Esplêndida sua resenha!
    Siiiim vc me convenceu 200%
    Que raios aconteceu com Susannah? É físico, psicológico, científico?? Ela volta a ser com antes de tudo acontecer??
    É explicado o que aconteceu???
    Eu adorei a capa, está linda e passa bem a sensação de um turbilhão de emoções, tudo com muita intensidade.
    Dica devidamente anotada.
    Bjs Luli
    Café com Leitura na Rede

    ResponderExcluir
  3. Eu sou muuuuuito curiosa agora preciso ler! hahahah
    Um beijo.

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Esse livro parece massa demais. Curiosíssima! *_*

    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Ótima resenha!! Livro eletrizante e com certeza vai ser um sucesso nas telonas.

    Um cheiro grande!
    DMulheresInstagram

    ResponderExcluir
  6. Para tudo!!! Preciso já desse livro!!
    Sou viciada em livros com apelo psicológico, esse parece ser perfeito. Mostrar a linha tênue entre sanidade e loucura é o ponto forte dele né!
    Trabalhei em um hospital psiquiátrico por 4 anos e como eu já era (sou) meio afetada, acabei saindo de lá pois a carga energética desses lugares é terrível.
    Com certeza vou comprar esse livro!!

    Beijos
    BlogCarolNM
    FanPage

    ResponderExcluir
  7. Ai meu pai! Já to amando kkkk
    Preciso ler! Vou procurar aqui e depois te conto o que achei!
    Bjus
    Taty
    Na Casa dos Abrantes
    Canal

    ResponderExcluir
  8. Meeeeenina não acredito que você também é publicitária, mais uma coisa em comum. Olha, tu realmente tem talento viu?! No começo do seu post, eu olhei pra capa desse livro, pra sua introdução e não tive nenhuma vontade de ler essa história. Mas aí eu fui lendo o seu post e quando eu terminei tu conseguiu me deixar super interessada em conhecer melhor essa obra. Com certeza, é o tipo de livro que vai me prender do começo ao fim.
    Mil Beijos!
    https://pensamentosdeumageminiana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. kkk adorei o inicio do post
    nao e o meu tipo de leitura preferida meu bem, mais sua resenha ficou otima e sem spoilers
    arrasou
    Grande beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderExcluir
  10. S E N H O R
    hellz, que resenha mara!
    eu fiquei super curiosa pra saber qual era a doença, af :(
    AGORA eu to assim, morrendo de vontade de ler esse livro!
    Esse tipo de coisa também me interessa muito!

    http://www.debbiemenezes.com/

    ResponderExcluir
  11. A Belas Letras tem livros de não-ficção muito legais. Um catálogo incrível. Confesso que é a primeira vez que vejo sobre esse, mas já achei bem interessante :)

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ótima resenha, gostei do que li, principalmente de saber que vai virar filme! Tenha um dia abençoado, beijos.

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. A resenha me deixou com vontade de ler, mas acho que eu ia ficar aflita fazendo isso! Sou daquelas que entra na história e sofre com o personagem, não sei se aguento essa pressão toda na vida dela não hahaha Mas se o filme tem a Chloe Moretz, e você fez uma resenha, então confio que o livro é ótimo! *-*
    Beijo!
    http://tipsnconfessions.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Uau... Hellz, quero ler!!!!
    Sua dona coisa!!! Aff... Você me deixou com muita vontade de ler!
    Não curto esse tipo de leitura, mas sabe quando bate aquela enorme curiosidade? Estou muito curiosa para ler. Espero comprar para ler.
    Amei sua resenha!
    Beijos,
    Keth.
    Blog: www.parbataibooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Sério, sensacional a resenha. Fiquei super curiosa para ler o livro, assim como você, adoro livros de almas atormentadas.
    Fiquei super animada ao saber que tem um filme sendo feito, e fiquei em choque ao descobrir que é baseado em fatos reais. Só me deixou com mais vontade ainda de ler o livro.
    PRECISO MUITO SABER O QUE ELA TINHA AHAHAH

    Beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
  16. Nossa, deve ser muito bom o livro, fiquei bem curiosa.

    Beijos
    Ruiva Cohen Store Blog

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Eu não conhecia esse livro até um ator que eu curto comentar no Twitter q ia participar da adaptação e fiquei bem curiosa.
    E agora lendo sua resenha, tenho certeza que vou curtir, gosto de almas atormentadas também hahaha
    Você falou paranoia, pensei logo na doença dela ser Escorpiana haha

    tenha uma ótima quinta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  18. Já gostei por ser baseado numa história real. Gosto muito de livros com personagens atormentados, como eu. É uma identificação. Bjus!

    galerafashion.com

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia a história, Hellz, mas minha nossa fiquei on fire pra ler esse livro, sério. Mais um que tu posta aqui que vai parar na minha wishlist, viu? A senhora abalando sempre nas escolhas! Fiquei pensando aqui no que danado a Susannah tem, sério. E saber que tem um filme vindo por aí é que me deixa com mais vontade de ler o livro, porque eu tenho certeza que vou querer assistir o filme e sempre gosto de ler as coisas antes de ir pro cinema hahahahahajs Já quero!

    Um beijo!
    Heeey, Maria! | Fanpage

    ResponderExcluir
  20. Aquela linha é mara! Vale a pena testar.

    Mas que maldição! Agora eu quero saber qual é a doença! hahaha! Isso não se faz com uma pessoa que sofre de curiosidade aguda, tá?! :P

    Ótima quarta!

    Beijo! ^^

    ResponderExcluir
  21. Caracas, já quero ler.. esse tipo de livro chama a minha atenção, nessas horas a gente pode perceber como o ser humano é frágil, que uma hora vc pode estar bem e de repente.. esse tipo de coisa acontece.. caracas, quero saber a hist dessa garota já hahaha e vc tbm é publicitária, que legal! toca ae hahaha Beijokas :)

    ResponderExcluir
  22. Ai fiquei com vontade de assistir esse livro agora! Deve ser ótimo!
    Beijokas
    @dayaneassiis | www.conversandocomalua.com

    ResponderExcluir
  23. Que bacana, você realmente é boa de "persuasão" como a maioria dos publicitários. Rs. Fiquei curiosa com o livro. Ótima dica Flor!
    Boa quinta-feira!
    Fica com Deus!
    Beijos!

    http://marifonseca21.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  24. AAAAAAAAAAAH me diga qual é a doença que ela tem?? Fiquei mega curiosa :x
    Eita, mas Blink é legal até hoje? Já ouviu as novas músicas? Estão ótimas!

    https://heyimwiththeband.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. KKkk pior que você só da dica boa mesmo... eu é que precisava criar vergonha na cara e começar a ler mais. Antigamente eu era bem mais leitora do que sou hoje em dia.

    Beijo !

    | O Blog Que Não é Blog |

    | Instagram: @aquelenaoblog |

    | Julinha e os Vídeos - Canal do Youtube |

    ResponderExcluir
  26. Esse livro me deixou super curiosa, a história é bem interessante,essa dica foi ótima o livro é incrível, Hellz bjs.
    http://www.lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Agora eu fiquei mega curiosa, quero muito saber qual é a doença :(

    Vou procurar ele urgentemente!

    Adorei a resenha <3

    Beijos

    Blog Lua Soares

    ResponderExcluir
  28. Olá Hellz!
    Li esse livro no começo do ano sem pretenções, só por que o lindo do Richard Armitage vai estar no filme como o pai da moça, e ADOREI. Concordo contigo, bacana como o livro nos faz pensar em como o corpo humano é complicado. Mega curiosa para a adaptação.
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas

    ResponderExcluir
  29. EU já tinha lido sobre esse livro lá no site da Belas Letras e nossa, fiquei ainda mais curiosa agora depois do seu post. Parece ser uma história (assustadoramente) incrível!

    ResponderExcluir
  30. Oi, Hellz!
    Eu já tinha visto alguma resenha sobre esse livro mas não me animei muito a ler. Mas amo histórias que nos fazem refletir sobre coisas que a gente nem imaginava. Gostei da indicação! Vou anotar pra ler <3
    Beijos!
    Borboletas de Papel | Instagram 💜 Fanpage 💜 Twitter

    ResponderExcluir
  31. Ainda não tinha conhecido o livro, gostei bastante da sua resenha e me interessei na leitura! Beijos
    www.achatadebatom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  32. Curti conhecer esse livro e a sua resenha realmente ficou ótima.
    Beijos
    Jana Makes Esmaltes e Cia

    ResponderExcluir
  33. Amei conhecer esse livro, tenho que ler!
    O jeito que você resenha a história é excelente.
    Sem contar que amei sua criatividade ao tirar a foto dos livros no meio de páginas rasgadas... vou "roubar" essa sua criatividade pra mim... rsrs

    Beijinhos
    www.aninhasouzah.com

    ResponderExcluir
  34. Fiquei MUITOOOO afim de ler esse livro, adoro histórias que mostram conflitos internos do personagem, de como não temos controle sobre nossa mente e tals, adoro essas paradas, beijos e adorei a resenha!!!

    http://realcedagarota.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Oiii Hellz! Amei a sua resenha *---* estou aqui pasma com esse enredo! Kkk já anotei na Wishlist <3 Acho que todo mundo deveria ler livros assim, no fim sempre nos fazem pensar sobre nós mesmos :) A capa é simples mas trás uma obscuridade!

    *Beijokas -Hellen Barros.

    www.apenasgiz.com.br

    ResponderExcluir
  36. Vou confessar que também sou muito fã de livros com essa temática, e esse é mais um dos motivos que estão me fazendo desejar forte esse livro ♥. Pela sua resenha notei que esse vai ser um daqueles livros que vai me tirar o sono de tanta curiosidade de saber o final hahaha.
    X J X C X

    ResponderExcluir
  37. Gostei. Parece bem bom. Gosto de livros que acabam nos perturbando. Vou procurar por aqui.

    Beijinhos
    n. // www.fashionjacket.com.br

    ResponderExcluir
  38. Desejo-te um fantástico fim-de-semana,tudo de bom para ti,fica bem querida!!

    ResponderExcluir
  39. Mulher, não sabia que você tinha feito PP. Que legal isso porque eu estou fazendo agora e te amo como pessoa, então imagina, né? Já comecei amando.
    Sobre o livro, já fiquei curiosa sobre a doença dela. Adoro um bom mistério, ainda mais quando envolve o corpo humano assim. Senti isso de o corpo ser um negócio doido e que precisa estar em bom funcionamento, sem nada fora de ordem para que dê certo, só de ler a resenha, imagina com o livro? Adorei.
    Vou procurar pra ler antes que saia o filme.

    Beijos,
    Bi.

    - www.naogostodeunicornios.com

    ResponderExcluir
  40. Ai fiquei curiosa agora, parece ser um livro muito legal, também gosto muito de histórias que contém um pouco de loucura haha acho que me identifico também xD

    Beijoos
    Yanna Karim

    ResponderExcluir
  41. Já chama a atenção ai eu vou lendo desse jeito que tu escreve/fala e tu já vai me convencendo mais.. haha
    E tem a Chloe no filme já me interessei tipo último nível. haha Amo vê-la em filmes.
    Adorei e me deixou curiosa que loucura!!
    Beijos!
    Blog Pam Lepletier / Selfie perfeita com Myself

    ResponderExcluir
  42. Caraca, fiquei super curiosa para ler esse livro agora! =O
    Parabéns, você exerceu sua faculdade de PP lindamente bem e me persuadiu haha
    Sério, achei a história muito, mais MUITO boa mesmo e caraca é real né?
    Poxa, adorei e agora, quero ver o filme também rsrs Será que demora para ser lançado?
    Ótima indicação Hellz!

    Tem post novo no blog amore, te convido a ir conferir! =)

    Beijos
    Amanda Z.
    www.diariodelooks.com

    ResponderExcluir
  43. Adorei a resenha, fiquei curiosa. A capa chama bastante atenção também,.
    Charme-se

    ResponderExcluir
  44. Oi, Hellz.

    Já visitei seu blog algumas vezes, mas nunca parei para deixar um comentário. Mas enfim, hoje resolvi comentar.

    Acho que foi o tipo de livro que você indicou que me fez parar por aqui. Também gosto de livros sobre "almas atormentadas" (acabei de comprar o Just Listen, já leu? Só vou poder começar semana que vem e meu coração por ora está partido, mas ok.) e depois da sua resenha - amei sua escrita, por sinal - adicionei ele à minha lista de futuras leituras. Sei lá, meu comentário não tem muito conteúdo, mas vou deixar ele aqui.

    Ah, seu blog é realmente lindo!

    Um beijo, V.
    https://aborboletavalentina.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  45. fiquei bem curiosa
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  46. OI!Menina!
    Quando fala q eh história real aí já me interesso mais!
    Mas como reestabelece esse equilíbrio pelo amor de Deus!
    Conta pra mim que tem vezes q eu dou umas piradas sabe!!!
    bjs
    http://momentosdemodaebeleza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  47. Cara que blog legal hahaha adorei conhecer seu blog e o livro também.
    Beijoss

    milenasantanablog.com.br

    ResponderExcluir
  48. Eta que já fiquei curiosa em. Você e seus posts que me fazem ri durante a leitura haha Um xeruh amore

    www.kleidenaira.com.br

    ResponderExcluir

Aqui é a área do BEING YOU e você tá com a palavra, hein? BORA!